É possível Aprender Sozinho A Voar De Paramotor Ou Precisa De Um Instrutor? #Ep4

Novidades | 8 | 28/04/2020

É possível aprender a voar de paramotor sozinho?

Bom, essa sem dúvida é uma das perguntas mais recorrentes de quem pretende ingressar neste esporte. De cara, posso te dizer que afirmar que isso é impossível seria hipocrisia, porém, você precisará contar com muita sorte e poderá te custar três coisas: o tempo, o dinheiro e até mesmo a própria vida. Vejamos.

Certamente você levará mais tempo, porque há procedimentos que você desconhece e te fará perder um tempão tentando encontrar a melhor forma de inflar uma asa, por exemplo; e quando finalmente conseguir, você precisará praticar, e sem informações adequadas você poderá fazer de forma errada.

Quanto ao dinheiro, por não dispor de equipamento de treino, será necessário investir em equipamentos na qual você poderá depreciá-lo rapidamente caso não seja utilizado de maneira adequada, podendo até mesmo torná-lo impróprio para voo. Portanto, ressalta-se que o mercado dispõe de equipamentos exclusivamente para treinos que lhe possibilitará evitar o desgaste precoce do seu equipamento. Além disso, a falta de conhecimento suficiente para adquirir equipamentos em boas condições poderá comprometer a sua tomada de decisão no momento da compra, aumentando a possibilidade de adquirir equipamentos condenados, como por exemplo, asas, motores com parte mecânica já depreciada ou até mesmo com defeitos. E mesmo que compre tudo novo ainda sim poderá correr o risco de adquirir um equipamento inadequado para seu porte físico ou para as condições da sua região.

Por fim, poderá te custar a vida, pois, conforme já mencionado aqui em outros momentos, o paramotor é um esporte muito seguro, porém não deixa de ter riscos, ainda mais quando o piloto descumpre os procedimentos de segurança. Também há vários riscos ocultos no esporte que para uma pessoa que desconhece poderá tomar ciência após a prática, lhe podendo ocasionar lesões ou até mesmo, em casos piores, perder a vida. Por isso é importante o acompanhamento de um instrutor experiente que conhece todos os riscos e os procedimentos de segurança. É claro que este auxílio não te isenta dos riscos, no entanto eles poderão ser amenizados.

Portanto, o melhor a se fazer é procurar uma escola de voo para que você evite se machucar e gastar dinheiro com compras de equipamentos inadequados. Mas vale uma ressalva, pois o mercado de instrução às vezes acaba sendo muito banalizado, pois há inúmeras pessoas que se intitulam instrutores apesar da inexistência de experiência ou até mesmo sem capacitação. Diante disso, mesmo que você vá procurar um instrutor tenha bastante cuidado, pois você pode estar dando dinheiro pra alguém que poderá comprometer a sua vida e o seu dinheiro.

Sabendo disso, como você poderá encontrar um instrutor confiável e que esteja o mais próximo de você? Simples, no link abaixo você poderá acessar o site da Associação Brasileira de Paramotor (ABPM), na qual contém uma relação de todos os instrutores do Brasil que por ela foram formados após serem aprovados por processos rigorosos de avaliações teóricas e práticas. Por meio disso, você poderá filtrar os instrutores por estado e cidade, até verificar àquele mais próximo de você.

Espero que tenham gostado e até a próxima!







https://noarparamotor.com.br/ insta. @leonardo_cunhha watzapp . 93992210447 Deu um problema com Link da ABPM porem ainda essa semana eu coloco aqui , caso alguém tenha duvida favor entrar em contato watzapp .

Comentários

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail
André Piazza
André PiazzaSou piloto de voo livre (parapente) a 6 anos no paramotor não tive dificuldade em aprender sozinho foram alguns treinos de inflagem solo e decolagem dois finais de semana mas são casos e casos ! Pessoas que nunca tiveram contato com voo o risco de se matar e alto !
Chama no Whats
Chama no Whats

Noar Paramotor

online

Olá, como posso ajudar?