Precisa de habilitação ou carteirinha para voar de paramtor?

Precisa de habilitação para voar de paramtor?

Bom essa sem dúvida é uma das perguntas que a pouquíssimo tempo atrás seria um tanto quanto polemica, isso porque o paramotor não era reconhecido por nenhuma autoridade aeronáutica, ou seja pela ANAC, logo o paramotor era um esporte sem lei , exceto pelo fato de que existiam as associações, as quais capacitam instrutores que por sua vez formam alunos as quais em aulas teóricas recebem as noções básicas de como é a regulamentação das atividades aero desportivas em geral, regidas pela RBAC -103 e a associação em questão emite uma habilitação para o piloto que nela seja associado . pois bem, até ai estava tudo bem , porém com o crescimento exponencial do paramotor, os problemas começaram a surgi pois agora nem todos os pilotos passaram por uma escola de paramotor que oferecia aulas teóricas para tenham conhecimento do espaço aéreo, e até mesmo os que tem não levam muito a sério, então isso começou a causar uma grande confusão, haja vista que algum pilotos começaram a cruzar cabeceira de aeroporto, voarem auto dentro das pontes aéreas, onde na maiorias das vezes não era paramotor e sim os praticantes de voo livre, pois no voos livre precisa-se voar um pouco auto, e por sua vez eram bastante confundidos com pilotos de paramtor, sabemos que e um pouco difícil para uma pessoa que não e do esporte confundir bastante paramtor com voo livre, isso porque são muitos parecidos visualmente quanto estão voando , porem basta agente ter uma pequena atenção bem como observa a estrutura que o motor tem, bem como seu ruído , e até mesmo altura, pois o paramtor não tem a necessidade de voar o tempo todo em grandes altitudes , mais em fim todo esses problemas acontecendo servil de alerta para a ANAC que por sua vez com as várias reuniões com a associação do promotor e voo livre , viu que pra ela não era simples criar regras especificas para o paramotor, e acabou encachando o paramtor na RBAC -103 , a qual regi toda a regulamentação do aerodesporot , com isso o paramotor agora passar a ser uma aeronave do tipo ultraleve, apesar de não ter peso e nem velocidade para tal, onde o próprio RBAC -103 descrimina as características de um ultraleve, que se formos levar ao pé da letra paramtor não seria ultraleve. mais em fim agora com a regulamentação do paramtor, falta agora identificar os pilotos, e como fazer isso. ? , pois bem a ANAC não iria criar um departamento apenas para fiscalizar o voo de paramtor, e emitir provas técnicas relacionadas ao voo e até mesmo um habilitação , para ela é apenas interessante que o piloto tenha conhecimento de regulamentação ou seja do trafego aéreo , desprezando assim a total capacidade ou habilidade que o piloto precisa para então voar , ou seja pra ela não importe se o praticante sabe voar ou não o que importa e que ele sabe as regras de trafego aéreo com isso a ANAC, utilizou as associações para aplicarem um prova de conhecimento teórico de regulamentação para os pilotos, a qual quando aprovado nessa prova o mesmo recebe uma certificação onde junto a ele é gerado um código como se fosse uma placa de um carro , a qual deve ser colado na ponta da asa, para então identificar o piloto diante de uma possível atuação, e o piloto de paramtoor passa a ser um aerodesportista e não mais piloto . resumindo, hoje as associações tanto do voo livre quanto do paramotor continuam emitindo suas habilitações para os pilotes que nelas são associados, porem a autoridade aeronáutica cobra apenas que o piloto tenha o certificado emitido pela ANAC, apesar de indicarem fortemente que os pilotos agora aerodesportista procurem as associações. 

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